UNIDADE 4 - CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
ATIVIDADE 3.8 - PLANO DE AULA REELABORADO
CURSO PROINFO – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
NOME DAS CURSISTAS: Gilséa Oliveira Silva de Assis e Eliane Divina Alves Silva
TUTORAS: LUCIRENE E IZABEL
Planejando com Atividades em Mídias Digitais
Título: Ciências Naturais, Estudo da Matéria na Escala Atômica e Molecular.
ATIVIDADE 3.8 - PLANO DE AULA REELABORADO
CURSO PROINFO – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
NOME DAS CURSISTAS: Gilséa Oliveira Silva de Assis e Eliane Divina Alves Silva
TUTORAS: LUCIRENE E IZABEL
Planejando com Atividades em Mídias Digitais
Título: Ciências Naturais, Estudo da Matéria na Escala Atômica e Molecular.
(Observação: esta aula está postada também no portal do MEC é só acessar
http://www.portaldoprofessor.mec.br
http://www.portaldoprofessor.mec.br
Série: 9º ANO
Disciplina: Ciências
Tema: Tabela Periódica
Objetivos:
Proporcionar aos alunos conhecimento sobre a Tabela Periódica e seus elementos químicos. Visa também auxiliar o professor no processo de formação de seus alunos.
Duração das atividades:
Seis (06) aulas de 50 minutos.
Estratégias e Recursos das aulas:
- Aula expositiva explorando: quadro e giz; conversa informal prévia idéia sobre o tema, deixando todos falarem sobre o assunto.
- Pesquisa audiovisual por meio do Computador e programas – editor de texto Word, produção no Power Point; Internet, navegando sobre o tema.
- Produção de uma Tabela Periódica com utilização de biscoitos.
- Relatório das atividades executadas por meio de Office em Word e construção de uma pasta em arquivo desta atividade.
- Montagem de um estande com a produção da Tabela com o uso de biscoitos.
1ª Aula
• Conhecimentos prévios sobre Classificação Periódica dos Elementos
2ª Aula
• Navegando sobre o tema na Internet e conhecendo o trabalho meticuloso feito por “Mendeleyev” em 1969 no Wikipédia;
3ª Aula
• Leitura e fixação de exercícios contidos no livro didático apontando para o estudo em Ciências em progressão na medida em que os Cientistas observam fatos, realizam experiências, colhem e organizam dados, para poderem estabelecer leis, hipóteses e teorias, partindo depois para novas descobertas e, assim, sucessivamente.
4ª Aula
• Desenvolvimento de pesquisas no Laboratório de Informática sobre as classificações em períodos, colunas, grupos ou famílias. Música no Youtube sobre a Tabela Periódica.
• . Extra classe, confecção da Tabela Periódica com os biscoitos coloridos para apresentação na próxima aula.
5ª Aula
• Formulando uma apresentação das etapas realizadas em grupo em forma de Slide Power Point.
6ª Aula
• Apresentação de todas as atividades realizadas em grupos bem como o uso dos recursos de mídia digitais e Data Show.
Avaliação
A avaliação se deu pelo decorrer da participação e envolvimento de cada aluno durante a realização das atividades propostas.
Retomada
Observação: Pesquisas em novos sites de busca, uso de livros dentre outros recursos, só serão efetuado caso após observação feita nas próximas aulas, nossos alunos não tenham ainda assimilado o tema estudado.
Disciplina: Ciências
Tema: Tabela Periódica
Objetivos:
Proporcionar aos alunos conhecimento sobre a Tabela Periódica e seus elementos químicos. Visa também auxiliar o professor no processo de formação de seus alunos.
Duração das atividades:
Seis (06) aulas de 50 minutos.
Estratégias e Recursos das aulas:
- Aula expositiva explorando: quadro e giz; conversa informal prévia idéia sobre o tema, deixando todos falarem sobre o assunto.
- Pesquisa audiovisual por meio do Computador e programas – editor de texto Word, produção no Power Point; Internet, navegando sobre o tema.
- Produção de uma Tabela Periódica com utilização de biscoitos.
- Relatório das atividades executadas por meio de Office em Word e construção de uma pasta em arquivo desta atividade.
- Montagem de um estande com a produção da Tabela com o uso de biscoitos.
1ª Aula
• Conhecimentos prévios sobre Classificação Periódica dos Elementos
2ª Aula
• Navegando sobre o tema na Internet e conhecendo o trabalho meticuloso feito por “Mendeleyev” em 1969 no Wikipédia;
3ª Aula
• Leitura e fixação de exercícios contidos no livro didático apontando para o estudo em Ciências em progressão na medida em que os Cientistas observam fatos, realizam experiências, colhem e organizam dados, para poderem estabelecer leis, hipóteses e teorias, partindo depois para novas descobertas e, assim, sucessivamente.
4ª Aula
• Desenvolvimento de pesquisas no Laboratório de Informática sobre as classificações em períodos, colunas, grupos ou famílias. Música no Youtube sobre a Tabela Periódica.
• . Extra classe, confecção da Tabela Periódica com os biscoitos coloridos para apresentação na próxima aula.
5ª Aula
• Formulando uma apresentação das etapas realizadas em grupo em forma de Slide Power Point.
6ª Aula
• Apresentação de todas as atividades realizadas em grupos bem como o uso dos recursos de mídia digitais e Data Show.
Avaliação
A avaliação se deu pelo decorrer da participação e envolvimento de cada aluno durante a realização das atividades propostas.
Retomada
Observação: Pesquisas em novos sites de busca, uso de livros dentre outros recursos, só serão efetuado caso após observação feita nas próximas aulas, nossos alunos não tenham ainda assimilado o tema estudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário