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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO DO CAMPO

                 O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. (http://simec.mec.gov.br/cte/relatoriopublico/principal.php)

                O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Sendo um compromisso fundado em vinte e oito diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.

                A partir da adesão ao Plano de Metas, os estados, os municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).
                O Programa “Escola Ativa” está inserido aos processos de adesão ao Plano de Ação Articulada do (SIMEC) que o município de Guapé está vinculado. Este Programa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.
               Guapé hoje ainda possui em sua rede escolar três escolas que ainda funcionam de forma multisseriadas, são elas: Escola Municipal Padre Anchieta na comunidade de Araúna, Escola Municipal Teixeira de Faria na Comunidade de Pontal e a Escola Municipal Presidente Castelo Branco na comunidade Capoeirinha. É a gestão atual em sintonia com a localização das crianças valorizando seu próprio espaço de origem, alunos do campo aprendendo os valores de “homem do campo” .
Objetivos da Escola ATIVA:
·       . Apoiar os sistemas estaduais e municipais de ensino na melhoria da educação nas escolas do campo com classes multisseriadas, fornecendo diversos recursos pedagógicos e de gestão;
·      . Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodológicas adequadas a classes multisseriadas;
·     . Realizar formação continuada para os educadores envolvidos no programa em propostas pedagógicas e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo; 

  .  Fornecer e publicar materiais pedagógicos voltados às especificidades do campo.
·      .  Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica.

                 O município conta com um coordenador que frequenta as capacitações na cidade de Belo Horizonte e a cada quinzena o material é repassado aos educadores do município que posteriormente transmite aos alunos em suas  aulas.

                                       (Supervisora Pedgógica Nilza Castro em Belo Horizonte.)
                                  (Apresentação de Atividades Realizadas nos encontros de Belo Horizonte)
                  (07 de setembro/2011- Crianças encenando Escola ATIVA)






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